Convite

Convidamos fotógrafos a participar nas Residências Artísticas – Diários de Lisboa! Vamos criar um projeto fotográfico em colaboração com os habitantes de Carnide, Misericórdia e Marvila, dando vida a memórias pessoais, histórias de vida e lugares da cidade, dos mais íntimos aos mais simbólicos, através da fotografia.

Residências Artísticas

Esta manifestação artística reflete-se num conjunto de residências artísticas que coloca em diálogo 15 fotógrafos com 15 habitantes das Freguesias de Carnide, Misericórdia e Marvila. Usando a metodologia proporcionada pelas partilhas coletivas, os artistas a título individual em colaboração direta com cada um dos habitantes participante no projeto, irão desenvolver um trabalho que tenha como condição a valorização das pessoas da freguesia, das suas memórias, saberes e locais da cidade, quer seja através de imagens produzidas para o momento ou com o recurso a imagens que já constituam uma pertença do participante. 

Formação

Partindo do projecto idealizado por cada formando, o desafio Diários de Lisboa propõe, através do debate de imagens e de conteúdos, estimular o sentido criativo através de um olhar fotográfico documental.

Iniciaremos a nossa abordagem com a visita a projetos documentais, discutiremos as ideias que cada formando idealiza sobre o seu projecto, analisaremos e interpretaremos as imagens dos projectos desenvolvidos, dando origem a um retrato que pode ser um retrato da actualidade, do passado, do edificado, da devoção, do simbólico. 
Dividido em 15 sessões, com encontros presenciais, construiremos um conjunto de trabalhos que reflitam os testemunhos dos habitantes que partilhem connosco as suas histórias de vida.

Duração

O trabalho fotográfico será desenvolvido ao longo de 15 sessões, cuja frequência será ajustada de acordo com as agendas pessoais dos fotógrafos e dos participantes diretos. Os encontros de trabalho serão agendados em datas a combinar, garantindo flexibilidade no processo criativo e de partilha. O percurso terá início neste último trimestre de 2025 (em data a anunciar) e culminará com a conclusão fotográfica do projeto em meados de maio de 2026, momento em que os trabalhos realizados serão reunidos como retrato coletivo desta experiência artística.

A participação nesta actividade é gratuita. [INSCRIÇÃO]