
Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e em parceria com o Museu Santo António construímos o projecto Vicente e António, um registo fotográfico dos dois santos da cidade de Lisboa. De seguida criámos o projecto BORDALO com o mote “Que marcas na cidade encontramos de Bordalo e que marcas da cidade encontramos na obra de Bordalo. Como está representada Lisboa na sua obra? ” também com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e neste caso com a parceria do Museu Bordalo Pinheiro.
Projecto
No seguimento dos projectos anteriormente referidos, novamente com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e agora em parceria com a Casa Fernando Pessoa, trabalhamos fotograficamente a vivência quotidiana de Fernando Pessoa numa proposta idêntica de trabalho fotográfico – A cidade dos lugares de Pessoa – editado em livro e refletindo a sua presença ainda hoje encontrada na cidade, os lugares por onde passou, os lugares que se encontram refletidos na sua obra quer de poesia, quer de prosa, como o exemplo do Café Martinho da Arcada e do Café A Brasileira, dois dos locais de maior referência habitual, ou o Largo de São Carlos onde nasce, ou no restaurante A Licorista onde a sua presença é assinalada, na Basílica dos Mártires, local onde o poeta foi batizado, entre muitos outros locais da cidade.
Não pretendemos um documento histórico nem um levantamento exaustivo de toda a presença de Pessoa na cidade, mas sim um olhar para um presente do que teria sido a sua presença quotidiana na cidade e em como a cidade hoje se relaciona com a sua herança cultural.
Construímos uma equipa de 5 fotógrafos coordenados por Luís Rocha e Tânia Araújo que através do seu olhar construiram uma imagem sobre a presença do poeta na cidade e sobre a cidade presente na obra do autor.
Formação
Partindo do projecto idealizado por cada formando, o projecto A cidade dos lugares de Pessoa propôs, através do debate de imagens e de conteúdos, estimular o sentido criativo e procurou construir um possível – mas garantidamente incompleto – retrato do poeta em Lisboa através de um olhar fotográfico documental. Iniciámos a nossa abordagem com a visita a projetos documentais, discutimos as ideias que cada formando idealizou sobre o seu projecto, analisámos e interpretámos as imagens dos projectos desenvolvidos, dando origem a um retrato que poderá ser um retrato da actualidade, do passado e do simbólico.
O resultado deu fruto a um conjunto de projetos apresentados em livro, onde cada participante participou com o resultado do processo de desenvolvimento do seu projeto pessoal.

O projecto A cidade dos lugares de Pessoa é realizado ao abrigo do Regulamento de Atribuição de Apoios pelo Município de Lisboa (RAAML) e em parceria com Casa Fernando Pessoa.

