Título O que pode uma imagem falar . Conceito e ideia Movimento de Expressão Fotográfica . Direção artística Luís Rocha . Coordenação de projecto: Tânia Araújo.

Na edição 2023/25 o projecto realizou-se em três centros educativos da área de Lisboa (Centro Educativo Padre António Oliveira – Caxias, Centro Educativo da Bela Vista – Lisboa, Centro Educativo Navarro Paiva – Lisboa) e contou com o apoio financeiro do novobanco. Esta primeira edição culmina em outubro de 2025 com uma mostra pública em Lisboa no Arquivo Fotográfico, integrando exposição e edição de um livro que apresenta os trabalhos desenvolvidos.

Na edição 2025/26 o projecto realiza-se em dois centros educativos: Centro Educativo Santo António – Porto, Centro Educativo Santa Clara – Vila do Conde, e conta com o apoio financeiro da República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes.



“O que pode uma imagem falar” é um projeto artístico e pedagógico desenvolvido pelo MEF – Movimento de Expressão Fotográfica, em parceria com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

Dirigido a jovens entre os 14 e os 20 anos em cumprimento de medida tutelar de internamento, o projeto assenta na prática da fotografia e do vídeo como meios de expressão pessoal, reflexão e construção de identidade.

Inspirado na experiência anterior do projeto “Este Espaço que Habito”, esta iniciativa propõe um percurso contínuo de aprendizagem artística, técnica e emocional, adaptado aos diferentes regimes educativos (aberto, semiaberto e fechado). Através da imagem fixa e da imagem em movimento, os participantes exploram temas como o autorretrato, a representação do espaço, a memória e o quotidiano, desenvolvendo um portfólio fotográfico individual e um projeto em vídeo.

Mais do que ensinar técnicas, “O que pode uma imagem falar” promove processos de reconhecimento, validação e comunicação, possibilitando que cada jovem se veja e seja visto de forma digna, criativa e transformadora.



Apresentação do Projeto

Este projeto artístico nasce da convicção de que a arte tem uma poderosa capacidade de revelar e transformar. Ao convocar a fotografia e o vídeo como instrumentos de expressão e autoconhecimento, propõe-se um caminho de descoberta pessoal e coletiva, destinado a jovens em cumprimento de medida tutelar de internamento, em centros educativos. Jovens muitas vezes oriundos de contextos marcados por exclusão social, abandono escolar e marginalização, em territórios que, sendo periféricos e críticos, são também espaços de resistência e pertença.

Trata-se de uma intervenção artística em contexto escolar formal, precisamente o espaço onde, para muitos destes jovens, se iniciou um percurso de exclusão. Por isso, este projeto assume um compromisso central: garantir que todos os participantes se percebem como competentes, criativos e dignos de reconhecimento.

Mais do que um processo técnico, este é um processo de validação do eu. Através da experimentação de linguagens fotográficas e audiovisuais, os jovens são desafiados a olhar para si, para os outros e para os espaços que habitam, desenvolvendo uma relação mais consciente com a sua identidade, com a sua história e com o seu futuro. A imagem torna-se, assim, um espelho, uma voz e um território de liberdade.

Ao longo do projecto, é fomentado um processo de trabalho de particular importância: a valorização da relação entre pares como elemento estruturante do crescimento pessoal. A cooperação dentro do grupo e o papel do outro são fundamentais para a construção do eu. Os pares oferecem reconhecimento, espelho e sentido de pertença. Através das atividades partilhadas, promove-se a reflexão sobre si mesmo e sobre os outros, não apenas como companheiros de percurso, mas como indivíduos plenos, com voz, com interioridade e com potência.

Este projeto acredita no poder da arte para resgatar sentidos e restaurar vínculos. Acredita que todos os jovens têm algo a dizer, e que a imagem pode ser o caminho para o dizer, com verdade.



Testemunho de um dos jovens no módulo de vídeo. Realizado na PRIMEIRA EDIÇÃO.

Página Vimeo: https://vimeo.com/oquepodeumaimagemfalar


Livro – O Que Pode uma Imagem Falar 2025

2 Desdobráveis em harmónio. Formato: 704×170 mm. (aberto): 128×170 mm. (fechado). Capa: 532×174 mm. Desdobráveis cosidos com costura singer. Edição de 200 unidades ISBN: 978-989-35755-1-2. Disponível para aquisição na Loja MEF: https://www.mef.pt/livro-o-que-pode-uma-imagem-falar/


Centro Educativo Navarro Paiva, Lisboa.


Centro Educativo da Bela Vista, Lisboa.


Centro Educativo Padre António Oliveira, Caxias.


Este projeto é realizado em parceria com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais – Ministério da Justiça.

Entidade Parceira

A PRIMEIRA EDIÇÃO decorreu entre abril de 2023 e julho de 2025 em três centros educativos da área de Lisboa (Centro Educativo Padre António Oliveira – Caxias, Centro Educativo da Bela Vista – Lisboa, Centro Educativo Navarro Paiva – Lisboa) e contou com o apoio financeiro do novobanco, através da campanha Contas com Gestos que Contam. Esta primeira edição culmina em outubro de 2025 com uma mostra pública em Lisboa no Arquivo Fotográfico, integrando exposição e edição de um livro que apresenta os trabalhos desenvolvidos.

Apoio Financeiro

A SEGUNDA EDIÇÃO decorre em 2025/26 em dois centros educativos: Centro Educativo Santo António – Porto, Centro Educativo Santa Clara – Vila do Conde, e conta com o apoio financeiro da República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes. Esta segunda edição culminará em 2026 com uma mostra pública no Porto integrando exposição e edição de um livro que apresenta os trabalhos desenvolvidos.