A Memória do Agora

Edição de postais ilustrados e de livro no sentido de preservar a memória actual, constituindo-se por si um meio de comunicação social e cultural.

[coleção de postais . Memória do Agora – Marvila]

Numa altura em que a sociedade se transforma e ganha uma nova identidade, pretendemos fazer um registo contemporâneo do agora, um documento de uma comunidade em transformação sustentada na identificação das histórias de vida que compõem o nosso quotidiano.  Este registo, fotográfico, é encaminhado no objetivo de preservar a memória viva da cidade e das histórias da comunidade.

Para concretizar este levantamento fotográfico criámos a Oficina de Fotografia Documental A Memória do Agora que desafia os formandos a desenvolverem um documento fotográfico da comunidade. O levantamento fotográfico documental dará fruto a uma coleção de postais ilustrados, onde figurarão os protagonistas das histórias contadas e a sua história. Posteriormente estes postais ilustrados serão disponibilizados de forma gratuita em pontos de distribuição previamente selecionados promovendo a partilha e difusão de uma cultura social e quotidiana. Para além dos postais, as narrativas fotográficas de cada fotógrafo participante serão objecto de edição em livro.


APOIOS

O projecto A Memória do Agora realizado em Carnide e em Marvila conta com o apoio logístico da Junta de Freguesia de Carnide e da Junta de Freguesia de Marvila e com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Lisboa nos termos do RAAML.


GALERIA


IMPRENSA

Jornal Público, P3

De Marvila, com amor: estes postais dão voz a uma comunidade.
Ana Marques Maia  
5 de Dezembro de 2020
Jornal Público, P3
LER ARTIGO

TIMEOUT Portugal #46

POSTAIS DA NOSSA CIDADE, o projecto A memória do Agora – Marvila apresenta-se nas páginas da  TIMEOUT Portugal #46 Artigo por Sebastião Almeida com Tânia Araújo do Movimento de Expressão Fotográfica.


Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone