DOCUMENTA - feira de fotografia

Vamos ter dois dias dedicados à imagem. Assumimos o espaço fotográfico em três vertentes: espaço para venda de fotografias, máquinas fotográficas e objectos fotográficos, livros usados e outras curiosidades. Espaço de discussão e debate em torno dos projectos do MEF e espaço para um novo PEDIFOTO – Este Espaço Que Habito a ser dinamizado na zona de Marvila.

Actividade | Um Outro Olhar

Com o passeio fotográfico “Um Outro Olhar”, pretende-se dar a conhecer a obra de vários autores conhecidos por praticarem aquilo que se convencionou chamar “fotografia de rua” e que atualmente conhece uma nova revitalização.

Ler Mais

Edição | A Memória do Agora - Marvila

Numa altura em que a sociedade de Lisboa se transforma e ganha uma nova identidade, fizemos um registo contemporâneo do agora, um documento de uma comunidade em transformação sustentada na identificação das histórias de vida que compõem o nosso quotidiano.

Ler Mais

Formação | Vamos Deitar imagens fora!

Como construir um conjunto de imagens coerente e tornar legível a história que se pretende contar? Como conjugar, de forma objetiva, uma ideia de narrativa em imagens? Como selecionar as imagens que melhor dizem o que queremos?

Ler Mais

Este Espaço Que Habito

Neste projecto o MEF trabalha com jovens em cumprimento de medida tutelar de internamento* sendo realizado em 6 Centros Educativos do país: no Centro Educativo da Bela Vista e Navarro de Paiva ambos em Lisboa, no Centro Educativo Santo António no Porto, no Centro Educativo de Santa Clara em Vila do Conde, no Centro Educativo Padre António Oliveira em Caxias e no Centro Educativo dos Olivais em Coimbra, utilizando o recurso da fotografia enquanto ferramenta técnica e de expressão pessoal.

Em 2020/22, realizamos novamente o projecto em parceria com a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais – Ministério da Justiça e com o apoio financeiro do NOVO BANCO através da campanha  Uma conta com gestos que contam. Ao escolher abrir uma conta pacote Conta NB 100% e Conta NB360º pode também escolher o nosso projecto e acompanhar a sua evolução. 


Vicente e António

Em Lisboa é possível encontrar marcas da presença dos dois santos, o projecto fotográfico Vicente e António, pretenderá contribuir para o resgate dessa presença através da fotografia. O projecto foi produzido por um conjunto de fotógrafos que, ao fazerem uso da vertente documental da fotografia como técnica de registo, percorreram os locais que ainda hoje conservam vestígios da passagem dos Santos, num registo do património cultural e religioso da cidade.

O projeto Vicente e António pretende criar um registo fotográfico dos dois santos da cidade de Lisboa: São Vicente e Santo António.

Mais informações AQUI


Projecto Formativos e de Dinamização Social

O MEF é facilitador de workshops e tertúlias com outros fotógrafos e, nas suas actividades formativas, procura criar condições para que, num contexto inclusivo e de suporte, se estabeleçam diálogos, se gere pensamento crítico, e haja uma partilha construtiva de experiência fotográfica. Está ainda envolvido na procura de parcerias com instituições e associações na área da dinamização social de forma a oferecer formação a públicos cujo acesso a oportunidades educacionais possa estar comprometido. Os projectos aqui divulgados refletem este comprometimento.



“Nós e os Outros: Uma porta aberta para a cultura!”

O projeto Nós e os Outros: Uma porta aberta para a cultura! procura através da interpretação de obras de arte portuguesas desenvolver narrativas visuais de forma a desenvolver capacidades de comunicação entre quem chega pela primeira vez ao nosso país. O projeto pretende facilitar aos refugiados a expressão pessoal/produção artística dentro do universo particular da fotografia. 

Financiamento

Parceria


Convidámos os nossos amigos, sócios e alunos a participarem no desafio Envia-me um Postal!. Com a participação de 28 autores, o desafio contabiliza 59 fotografias selecionadas e finais.