NOVO DESAFIO FOTOGRÁFICO

Diários de Marvila - Esta proposta de trabalho reflete-se num conjunto de residências artísticas que coloca em diálogo 20 fotógrafos com 20 habitantes do Bairro dos Lóios, com um objectivo de combater o isolamento e a exclusão social, proporcionando maior integração através da comunicação visual. Usando a metodologia proporcionada pelas residências coletivas, os artistas a título individual em colaboração direta com cada um dos habitantes participante no projeto, irão desenvolver um trabalho que tenha como condição a valorização das pessoas da freguesia, dos saberes e artes da localidade, quer seja através de imagens produzidas para o momento ou com o recurso a imagens que já constituam uma pertença do participante.

Exposição

A Memória do Agora - Marvila

Ler Mais

Formação

Curso de Iniciação à Fotografia

Ler Mais

Viagem Fotográfica

São Tomé e Príncipe

Ler Mais


São Tomé e Príncipe

Caué – Histórias ao Sul é um projeto fotográfico onde a imagem é usada como forma de expressão das populações para sensibilizar e promover, junto da comunidade, um conjunto de mensagens promotoras de desenvolvimento e de conservação das tradições, costumes e saberes. Serve também para despertar consciências, modificar atitudes e alterar comportamentos.

A dinamização do projeto é da responsabilidade do MEF – Movimento de Expressão Fotográfica, numa iniciativa da ONGD portuguesa Leigos para o Desenvolvimento e com o apoio financeiro do Instituto Camões. Partilhamos 4 histórias realizadas nas comunidades de Ponta Baleia, Vila Malanza e Porto Alegre em São Tomé e Príncipe.


No Workshop de Fotografia Documental em São Tomé e Príncipe o desafio fotográfico passa por documentar o quotidiano das roças, na procura de uma possível identidade do povo são-tomense [iremos visitar as roças: Santa Catarina, Diogo Vaz, Água Izé, S. João de Angolares, Abade, Sundy, Agostinho Neto, entre outras]. Fotografias de Luís Rocha.


Projectos de Dinamização Social

Este Espaço Que Habito

Neste projecto o MEF trabalha com jovens em cumprimento de medida tutelar de internamento sendo realizado em 6 Centros Educativos do país. Em 2020/22, realizamos novamente o projecto em parceria com a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais – Ministério da Justiça e com o apoio financeiro do NOVO BANCO através da campanha  Uma conta com gestos que contam. Ao escolher abrir uma conta pacote Conta NB 100% e Conta NB360º pode também escolher o nosso projecto e acompanhar a sua evolução. 


Vicente e António

Em Lisboa é possível encontrar marcas da presença dos dois santos, o projecto fotográfico Vicente e António, pretendeu contribuir para o resgate dessa presença através da fotografia. O projecto foi produzido por um conjunto de fotógrafos que, ao fazerem uso da vertente documental da fotografia como técnica de registo, percorreram os locais que ainda hoje conservam vestígios da passagem dos Santos, num registo do património cultural e religioso da cidade.


A Memória do Agora

Numa altura em que a sociedade se transforma e ganha uma nova identidade, pretendemos fazer um registo contemporâneo do agora, um documento de uma comunidade em transformação sustentada na identificação das histórias de vida que compõem o nosso quotidiano.  Este registo, fotográfico, é encaminhado no objetivo de preservar a memória viva da cidade e das histórias da comunidade. 


Diários de Um Quotidiano

Diários de Um Quotidiano é um projecto realizado nas comunidades da Caparica e do Pragal, promovido pelos Leigos para o Desenvolvimento e dinamizado pelo Movimento de Expressão Fotográfica.


Diários de Um Interior

O projecto Diários de Um Interior procura promover o diálogo intergeracional entre pais e filhos na construção conjunta de uma história de vida com raízes no concelho do Sardoal.


Histórias ao Sul

Histórias ao Sul é um projeto participativo desenvolvido nas comunidades de Porto Alegre, Vila Malanza e Ponta Baleia​, em S. Tomé e Príncipe.


Um Olhar Sobre o Nada

Uma pessoa cega ou com baixa visão procura “ver” através dos outros sentidos, como consideramos importante explorar as suas sensações representadas em imagem, neste projeto trabalhamos a descrição dessas imagens com elementos provenientes dos sentidos e encontrados nos movimentos artísticos, proporcionando às pessoas com deficiência visual a oportunidade da construção de uma imagem, caminhando assim para o objectivo de democratizar a arte.


“Nós e os Outros: Uma porta aberta para a cultura!”

O projeto Nós e os Outros: Uma porta aberta para a cultura! procura através da interpretação de obras de arte portuguesas desenvolver narrativas visuais de forma a desenvolver capacidades de comunicação entre quem chega pela primeira vez ao nosso país. O projeto pretende facilitar aos refugiados a expressão pessoal/produção artística dentro do universo particular da fotografia. 

Financiamento

Parceria


Arquivo

No desenvolvimento das suas actividades, o MEF tem dedicado uma parte substancial do seu trabalho à criação de uma plataforma de projectos com Instituições e Associações ligadas à área da Dinamização Social. Estes projectos consistem em acções de formação visando públicos que, por norma, tendem a não usufruir das mesmas oportunidades que o cidadão comum. Neste âmbito, o MEF tem desenvolvido inúmeros projectos, nos quais tem contado com diversos parceiros e apoio institucional.


This will close in 0 seconds