WORKSHOP DE FOTOGRAFIA DOCUMENTAL – São Tomé e Príncipe

de 6 a 20 de Agosto de 2022

Este workshop de fotografia é dinamizado por Luís Rocha e por Tânia Araújo, dois fotógrafos apaixonados pelo país desde 2006. Iniciam a sua ligação a São Tomé e Príncipe quando realizam para o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) o documentário Kaffa, que relata a história do café na Roça Monte Café e elaboram as imagens do museu do café presente na roça. Após essa primeira experiência, organizam com regularidade viagens fotográficas às duas ilhas. Em 2018 voltam a STP para realizarem um outro projecto – “Histórias ao Sul”, um projeto participativo desenvolvido nas comunidades de Porto Alegre, Vila Malanza e Ponta Baleia​, com a dinamização do projecto da responsabilidade do MEF – Movimento de Expressão Fotográfica, numa iniciativa da ONGD portuguesa Leigos para o Desenvolvimento e com o apoio financeiro do Instituto Camões.

© Luís Rocha. Roça Ribeira Peixe, São Tomé e Príncipe, 2006.

© Luís Rocha. Roça Ribeira Peixe, São Tomé e Príncipe.

Em 2022 o Movimento de Expressão Fotográfica promove um novo Workshop de Fotografia Documental a São Tomé e Príncipe.

© Luís Rocha. São Tomé, São Tomé e Príncipe, 2016.

© Luís Rocha. São Tomé, São Tomé e Príncipe.

Esta viagem tem como desafio fotográfico o de documentar o quotidiano das roças que são parte integrante da paisagem deste país e ícone cultural e identitário do povo são-tomense [iremos visitar as roças: Santa Catarina, Diogo Vaz, Água Izé, S. João de Angolares, Abade, Sundy, Agostinho Neto, entre outras] onde algumas delas ainda conservam as suas explorações de café e de cacau.

MonteCafe_STP

© Luís Rocha. Roça Monte Café, São Tomé e Príncipe.

Nas roças, que são hoje o espaço de vivência e de trabalho da maioria das comunidades locais, deparamos por exemplo com a arquitetura do que resta do antigo império colonial português, será nestas antigas explorações coloniais o foco principal da nossa viagem em termos fotográficos, documentando as condições de vida da população e a sua herança patrimonial.

Diário de viagem documental construído em São Tomé e Príncipe em 2016

© Luís Rocha. Cidade de Sto. António, Ilha de Príncipe, São Tomé e Príncipe.

Viajaremos ainda ao longo das duas ilhas, onde teremos oportunidade de documentar as comunidades piscatórias no sul da ilha, a beleza das praias desertas, a magia da floresta primitiva, entre outras referências documentais.

Diário de viagem documental construído em São Tomé e Príncipe em 2016

© Luís Rocha. Roça Uba Budo, São Tomé e Príncipe.

O Workshop incidirá no método de aprendizagem através da prática, explorando a vertente estética da imagem e o seu carácter documentalista. A exploração fotográfica aponta diretamente na orientação do documentário sócio-cultural ilustrando o modo de vida da população local.

© Luís Rocha. Roça Água Izé, São Tomé e Príncipe, 2006.

© Luís Rocha. Roça Água Izé, São Tomé e Príncipe.

O workshop tem como principal objectivo a realização de um projeto fotográfico sobre a cultura são-tomense e será orientado por uma equipa de dois formadores do MEF, que acompanhará os projetos individuais a desenvolver pelos participantes.


[Programa da Viagem] [Ficha de Inscrição] [Condições e Custos]


Datas de viagem

de 6 a 20 de Agosto de 2022

Data da sessão de preparação de viagem

Junho de 2022

Data da sessão teórica antes da viagem

Junho de 2022

Sessão 1 – Viagem de itinerário fotográfico – Cultura São Tomense e pensar a fotografia documental. Informações e conhecimento da cultura São Tomense e das suas especificidades. A narrativa e o tempo na fotografia documental. Definição do tema a trabalhar.

Datas das aulas teóricas e práticas em São Tomé

No decorrer do programa da viagem

Data das sessão depois da viagem

Outubro de 2022

Sessão 2 – A fotografia como forma de conhecimento

Análise crítica ao trabalho desenvolvido. Discussão e comentário final às imagens realizadas durante o workshop. Edição final das imagens que compõem o trabalho documental sobre o tema escolhido.


Custo

1100€ (mil e cem euros)


Formadores

Luís Rocha [Cultura São Tomense; Formação; Acompanhamento no terreno];

[nota biográfica]

Tânia Araújo [Cultura São Tomense; Produção; Acompanhamento no terreno]

[nota biográfica]


::


Dinâmica  Formativa

O workshop inclui um acompanhamento personalizado com cada um dos participantes, formação teórica e prática, seleção e discussão de imagens.

Abordagem Fotográfica

Fotografia de Paisagem, Fotografia de Rua, Fotografia de Retrato, Fotografia Documental, Fotografia de Quotidiano.

Destinatários

O workshop de fotografia documental destina-se a todos os viajantes que gostam de fotografar e de partilhar as suas vivências com a população local.

Metodologia de trabalho

Acompanhamento fotográfico personalizado: durante as sessões de fotografia documental, haverá espaço para a leitura de imagens a partir da câmara fotográfica, de modo a optimizar o foco fotográfico para a abordagem do dia seguinte.

Visualização individual de imagens: as sessões individuais de visualização de imagens em computador, têm como objectivo a construção de um olhar mais direcionado para as pretensões de cada participante no workshop. As sessões individuais são abertas à presença e partilha dos restantes participantes.

Apresentação colectiva de imagens: a terminar a viagem, desafiamos os participantes a partilharem entre si, em forma de apresentação, o trabalho documental  desenvolvido durante o workshop.

 


::


Contactos

Telemóvel: 96 583 16 20 (Tânia Araújo)

Para esclarecimentos de dúvidas: Enviar Mensagem


 

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone