O projeto Vicente e António pretendeu criar um registo fotográfico dos dois santos da cidade de Lisboa: São Vicente e Santo António.  

Neste momento encontramo-nos em fase de construção do livro com os resultados do trabalho desenvolvido.

Projecto

Em Lisboa é possível encontrar marcas da presença dos dois santos, o projecto fotográfico Vicente e António, pretendeu contribuir para o resgate dessa presença através da fotografia. O projecto foi produzido por um conjunto de fotógrafos que, ao fazerem uso da vertente documental da fotografia como técnica de registo, percorreram os locais que ainda hoje conservam vestígios da passagem dos Santos, num registo do património cultural e religioso da cidade.

Foi na procura da ligação entre os dois santos e a população de Lisboa que incidiu o projecto e que resultou no livro sobre os lugares e as etapas da vida dos dois santos, em que, além das imagens dos fotógrafos, há os testemunhos, as imagens, os momentos de ligação ao dois santos por parte de quem partilhou o seu testemunho.

Este projecto procurou uma abordagem fotográfica, sociológica e antropológica. Entendendo o homem como ser social e a necessidade do entendimento de sinais e de símbolos para nos comunicarmos com os outros através de linguagem, de gestos e de ações, procurámos as dimensões, significações e determinações na realidade fotografada.  A leitura de uma fotografia, a leitura que dela faz o homem comum e quotidiano, sobretudo nas formas espontâneas de interpretá-la, nos comentários que suscita, nas recordações que viabiliza, na vivência que promove, possibilita uma leitura documental que reforça o conhecimento relativo à construção social da realidade. Admitindo que a memória é sempre atual, pois a qualquer momento se pode evocá-la e que é vivida no eterno presente, sendo esta aberta à dialética da lembrança e do esquecimento, criando consequentemente o sentimento de pertença e identidade, pretendemos a sua fixação através de um meio de comunicação facilitador do registo do testemunho.

Partindo do projecto idealizado por cada fotógrafo participante, o projecto Vicente e António propôs, através do debate de imagens e de conteúdos, estimular o sentido criativo e procurou construir um possível – mas garantidamente incompleto – retrato da passagem dos dois santos em Lisboa através de um olhar fotográfico documental.