Workshop de Fotografia Documental no Egito

8 a 22 de Outubro de 2022

Em 2022, o Movimento de Expressão Fotográfica promove um novo Workshop de Fotografia Documental, sendo o destino o Egito e o Vale do Rio Nilo. Esta viagem tem como desafio fotográfico o de documentar o quotidiano da cidade do Cairo, em particular o bairro islâmico, o centro histórico e parte da periferia. Tem também o objetivo de proporcionar oportunidades de convivência com uma pequena comunidade egípcia que povoa uma pequena ilha no Rio Nilo. Por fim, deslocamo-nos ao extremo Oeste do Egito a uma das comunidades mais remotas do país, no oásis de Siwa

Viajaremos de comboio ao longo do vale do Nilo, onde vão poder observar o incrível verde que acompanha o rio em contraste com a aridez do deserto envolvente. De barco, subiremos o rio de forma a entrar em contacto com comunidades piscatórias que habitam pequenas ilhas. Para enriquecer a nossa experiência, exploramos os incríveis monumentos do antigo Egito em Luxor.

O Workshop incidirá no método de aprendizagem através da prática, explorando a vertente estética da imagem e o seu carácter documentalista. A exploração fotográfica aponta diretamente na orientação do documentário sócio-cultural ilustrando o modo de vida da população local.

O workshop tem como principal objectivo a realização de um projeto fotográfico sobre a cultura local e será orientado por uma equipa de dois formadores do MEF, que acompanhará os projetos individuais a desenvolver pelos participantes.


[Programa da Viagem] [Ficha de Inscrição] [Condições e Custos]


Datas de viagem

8 a 22 de Outubro de 2022

Data da sessão de preparação de viagem

Setembro de 2022

Data da sessão teórica antes da viagem

Setembro de 2022

Sessão 1 – Viagem de itinerário fotográfico – A Cultura do Egito;  Pensar a fotografia documental. Informações e conhecimento da cultura e das suas especificidades. A narrativa e o tempo na fotografia documental. Definição do tema a trabalhar.

Datas das aulas teóricas e práticas no Egito

No decorrer do programa da viagem

Data das sessão depois da viagem

Novembro de 2022

Sessão 2 – A fotografia como forma de conhecimento

Análise crítica ao trabalho desenvolvido. Discussão e comentário final às imagens realizadas durante o workshop. Edição final das imagens que compõem o trabalho documental sobre o tema escolhido.


Custo

1250€ (mil duzentos e cinquenta euros)


Formadores

Luís Rocha [Formação; Acompanhamento no terreno];

[nota biográfica]

Tânia Araújo [Produção; Acompanhamento no terreno]

[nota biográfica]

Fathi – Guia Local Egípcio [Ajuda na produção e acompanhamento no terreno]


::


Dinâmica  Formativa

O workshop inclui um acompanhamento personalizado com cada um dos participantes, formação teórica e prática, seleção e discussão de imagens.

Abordagem Fotográfica

Fotografia de Paisagem, Fotografia de Rua, Fotografia de Retrato, Fotografia Documental, Fotografia de Quotidiano.

Destinatários

O workshop de fotografia documental destina-se a todos os viajantes que gostam de fotografar e de partilhar as suas vivências com a população local.

Metodologia de trabalho

Acompanhamento fotográfico personalizado: durante as sessões de fotografia documental, haverá espaço para a leitura de imagens a partir da câmara fotográfica, de modo a optimizar o foco fotográfico para a abordagem do dia seguinte.

Visualização individual de imagens: as sessões individuais de visualização de imagens em computador, têm como objectivo a construção de um olhar mais direcionado para as pretensões de cada participante no workshop. As sessões individuais são abertas à presença e partilha dos restantes participantes.

Apresentação colectiva de imagens: a terminar a viagem, desafiamos os participantes a partilharem entre si, em forma de apresentação, o trabalho documental  desenvolvido durante o workshop.

 


::


Contactos

Telemóvel: 96 583 16 20 (Tânia Araújo)

Para esclarecimentos de dúvidas: Enviar Mensagem


 

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone