Imagine Conceptuale, exposição fotográfica

 cartaz-expo-af


Exposição-Imagine-Conceptuale_MEF
Exposição de Fotografia “Imagine Conceptuale”

“Que perceção terá da fotografia uma pessoa cega ou com baixa visão?” Partindo desta interrogação, o projeto Imagine Conceptuale – que agora encontra a sua primeira mostra pública – pretende facilitar o acesso à arte e fomentar a expressão pessoal dentro do universo particular da fotografia.

Com o objetivo de promover o contacto com a fotografia criada, o MEF trabalhou com o apoio do Robert Allison para desenvolver uma técnica sensível ao toque para possibilitar a áudio-descrição da imagem fotográfica. Assim, trabalhamos para a inclusão da imagem, em que esta fica acessível através de 3 pontos: a imagem visível, a interpretação das texturas que identificam distintas zonas da imagem  e a sua audio-descrição.

Organização: MEF (Movimento de Expressão Fotográfica), em parceria com a Íris Inclusiva, no âmbito de um projeto PARTIS, da Fundação Calouste Gulbenkian.


Datas: de 14 de outubro a 19 de novembro
Horário: aberto todos os dias das 10h às 18h
Local: Piso térreo do Edifício dos Paços do Concelho, Viana do Castelo.


Actividade_Imagens-do-Sentir_MEF
Atividade Fotográfica “Imagens do Sentir”
Será possível conceber e compreender imagens sem utilizar a visão?Nesta atividade fotográfica os participantes vão experimentar formas alternativas de reconhecer, organizar e dar sentido a pequenos trajetos na cidade.

“Imagens do Sentir” é uma atividade ligada ao projecto Imagine Conceptuale.  Cada participante, acompanhado por outro – e revezando-se ambos nos papéis de descritor e de construtor de imagens –, deixa-se orientar pelo tato, pela descrição e pelo som, dando largas à criatividade e às emoções, para captar imagens mentais e fotográficas que depois serão visualizadas e comparadas com a descrição.

Os participantes deverão trazer um dispositivo digital de captação de imagem (telemóvel, câmara fotográfica, etc.)


Datas: 14 de Outubro, pelas 16h
Local: Praça da República, junto à fonte. Viana do Castelo.


cartaz-IRIS


Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone