Um projeto da Associação EPSEDUSA – Clique, integrado na 3.ª Edição do PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social da Fundação Calouste Gulbenkian e em parceria artística com o Movimento de Expressão Fotográfica e em parceria institucional com o Município do Sardoal e o Agrupamento de Escolas do Sardoal.

“Um dia destes já não há histórias para contar…”
Diários de um Interior é um projeto de participação pela arte cujos objetivos são a inclusão social de indivíduos e comunidades do interior do país em risco de perder a sua identidade, história e cultura e o desenvolvimento de competências artísticas, culturais e educativas que envolvam a reflexão sobre os processos de capacitação dos indivíduos e a coesão social.
Na sua vertente artística, é um projeto fotográfico que consiste em colocar a população local a recolher narrativas visuais com base nas suas memórias e no quotidiano atual. A partir daí, serão implementados programas educativos e materiais adaptados às especificidades da comunidade participante, para promover competências pessoais, sociais e cognitivas trabalhadas na dimensão artística do projeto.
Retratos
Matilde, Forno de Pão
Júlio Nunes Grácio, Farmacêutico Maria do Carmo Ribeiro, Fumeiro
António Santos Lopes, Pastor
Ver HistóriaVirgínia Rolo, Apanha da Azeitona
Filarmónica União Sardolense, Banda Musical
Lena Silva, Comerciante de Fruta
Ver HistóriaMaria Madalena Pacheco, Brincadeiras Intergeracionais
Sónia Pires, Agricultura Biológica
Histórias
Processo de trabalho
N
Para este projecto foi construído uma página na rede social facebook: https://www.facebook.com/diariosdeuminterior e está publicado na plataforma Arquivo da Memória da Câmara Municipal do Sardoal: https://www.memoria.cm-sardoal.pt/diarios-de-um-interior.
Projeto Diários de um Interior
Equipa Artística Luís Rocha, Tânia Araújo
Equipa Educacional/Social Tiago Santos, Liliana Salvador
Parceiros Câmara Municipal do Sardoal, Agrupamento de Escolas do Sardoal
Projeto financiado pela iniciativa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian.