Caué – Histórias ao Sul

Caué – Histórias ao Sul (https://historiasaosul.wordpress.com) é um projeto fotográfico onde a fotografia é usada como forma de expressão das populações para sensibilizar e promover, junto da comunidade, um conjunto de mensagens promotoras de desenvolvimento e de conservação das tradições, costumes e saberes. Serve também para despertar consciências, modificar atitudes e alterar comportamentos.

poster

É um projeto baseado num trabalho colaborativo e integrado com a comunidade que está envolvida em todas as actividades do projeto de forma a valorizar a participação da mesma, a sua integração no processo de decisão e responsabilização na execução. O conceito subjacente ao trabalho fotográfico pretende trabalhar na área da construção da cidadania comunicativa, com recurso à produção de meios de comunicação, para assim permitir dar corpo à possibilidade de retratar e expor um quotidiano. É um processo de vivências onde se recolhe, vê e se conversa sobre a comunidade, atingindo dentro dessa metodologia uma atmosfera de construção colectiva.

historias-ao-sulc2a9mef_175

Dadas as características do projeto, este é uma co-produção com a comunidade envolvendo os habitantes das 3 localidades – Ponta Baleia, Vila Malanza e Porto Alegre – do princípio ao fim do projeto, sendo que é da relação de proximidade que se produzem as reflexões sob a forma de imagens, cuja escolha final coube à população.

historias-ao-sulc2a9mef_048

A dinamização do projeto é da responsabilidade do MEF – Movimento de Expressão Fotográfica, numa iniciativa da ONGD portuguesa Leigos para o Desenvolvimento e com o apoio financeiro do Instituto Camões.

historias-ao-sulc2a9mef_012


 

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone