Workshop de Fotografia Documental à República da Arménia

Em 2018 o Movimento de Expressão Fotográfica promove um novo Workshop de Fotografia Documental à República da Arménia.

© Helder Paulino
© Hélder Paulino

O workshop tem como objectivo a realização de um projecto fotográfico sobre a cultura Arménia e será orientado por uma equipa do MEF, Luís Rocha que acompanhará os projectos individuais a desenvolver pelos participantes e de Tânia Araújo que dará o suporte logístico à viagem. Teremos ainda o acompanhamento da Lia que nos levará à descoberta da cultura e da realidade do seu país.

© Hélder Paulino
© Hélder Paulino

O workshop consiste na realização de um trabalho documental a ser realizado em cidades e aldeias da República da Arménia. O método de aprendizagem será através da prática, explorando a vertente estética da imagem e o seu carácter documentalista. A exploração fotográfica aponta diretamente na orientação do documentário sócio-cultural ilustrando o modo de vida da população local.

© Hélder Paulino
© Hélder Paulino

[Programa de Viagem] [Ficha de Inscrição] [Condições e Custos]


Datas de viagem

22 Junho a 1 de Julho de 2018

Outras Datas 

14 e 18 Junho 2018 (aulas teóricas em Campolide antes da viagem)

Agosto 2018 (aula teórica em Campolide depois da viagem)

Custo

O workshop tem o custo individual de 580€ (quinhentos e oitenta euros), ver condições e custos.

Equipa

Lia Khachikyan [Produção local e acompanhamento do grupo no terreno]

Mestra em Arquitetura e Preservação de monumentos arquitectónicos. Participou em várias investigações, conferências e projetos de arquitetura. Para além da arquitetura, tem formação em línguas e em Arte na vertente de desenho e pintura.  É de origem arménia e vive em Portugal desde 2014. Fala arménio, como língua materna, português, inglês e russo.

Luís Rocha [Formação; Acompanhamento no terreno]

Licenciatura em Antropologia, o seu percurso pessoal e profissional centra-se nos domínios da fotografia documental, da fotografia de espectáculo e do retrato fotográfico e enquanto formador em fotografia tem lecionado em diversos estabelecimentos de ensino quer na vertente do ensino formal quer na vertente não-formal, sendo presentemente o responsável pedagógico no MEF, do qual é Diretor Artístico e Presidente da Direcção desde 2002.

Tânia Araújo [Produção em Portugal e logística na Arménia]

Licenciada em Audiovisual e Multimédia na Escola Superior Comunicação Social. Tem o curso Profissional de Fotojornalismo pelo Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas. Começou em 2009 a coordenar os projetos Intervir Pela Arte e Integrar Pela Arte desenvolvidos pelo MEF, projetos apoiados pelo Departamento de Acão Social da Câmara Municipal de Lisboa, pela Secretaria de Estado da Cultura/Direção Geral das Artes e pela Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2012 foi técnica de formação pedagógica e Fotográfica no Centro Madre Trindade em Dilor – Timor-Leste.


O workshop inclui um acompanhamento personalizado com cada um dos participantes, formação teórica e prática, seleção e discussão de imagens.

Abordagem Fotográfica

Fotografia de Paisagem, Fotografia de Rua, Fotografia de Retrato, Fotografia Documental, Fotografia de Quotidiano.

Destinatários

O workshop de fotografia documental destina-se a todos os viajantes que gostam de fotografar e de partilhar as suas vivências com a população local.

Metodologia de trabalho

Acompanhamento fotográfico personalizado: durante as sessões de fotografia documental, haverá espaço para a leitura de imagens a partir da câmara fotográfica, de modo a optimizar o foco fotográfico para a abordagem do dia seguinte.

Visualização individual de imagens: as sessões individuais de visualização de imagens em computador, têm como objectivo a construção de um olhar mais direcionado para as pretensões de cada participante no workshop. As sessões individuais são abertas à presença e partilha dos restantes participantes.

Apresentação colectiva de imagens: a terminar a viagem, desafiamos os participantes a partilharem entre si, em forma de apresentação, o trabalho documental  desenvolvido durante o workshop.

::

Contactos

Telemóvel: 96 583 16 20 (Tânia Araújo)

Para esclarecimentos de dúvidas: Enviar Mensagem

Morada

Palácio de Laguares, R. Prof. Sousa da Câmara, 156

1070 – 215 Campolide, Lisboa.  VER MAPA


 

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone