Vicente e António, fotografias, documentos, objectos pessoais.

Responso ao Santo António. Maria Luísa, Abril 2021.

Desafio

A ideia para este desafio é apresentada pelo Movimento de Expressão Fotográfica com o objetivo de recolher reproduções de fotografias, documentos, objectos pessoais entre outros dos dois santos padroeiros: Santo António e São Vicente. Pretendemos incluir no projecto fotográfico Vicente e António o testemunho da fé, da devoção, da partilha religiosa ou apenas testemunhos de mera curiosidade em torno dos dois santos. Os elementos que sejam fornecidos pelos habitantes da cidade de Lisboa farão parte do projecto com publicação em livro ou em página a ser construída para o efeito. Não solicitamos os originais, mas sim os seus registos fotográficos, devidamente identificados com o nome do proprietário e a sua identificação enquanto objecto de culto.

Sobre o Projecto

Em Lisboa é possível encontrar marcas da presença dos dois santos, o projecto fotográfico Vicente e António, pretenderá contribuir para o resgate dessa presença através da fotografia. O projecto será produzido por um conjunto de fotógrafos que, ao fazerem uso da vertente documental da fotografia como técnica de registo, percorrerão os locais que ainda hoje conservam vestígios da passagem dos Santos, num registo do património cultural e religioso da cidade.

É na procura da ligação entre eles e entre a população de Lisboa que incidirá o projecto e que resultará num livro sobre os lugares e as etapas da vida dos dois santos, em que, além das imagens dos fotógrafos, haverá complementarmente um desafio público à população de Lisboa para contribuírem com testemunhos, imagens, momentos de ligação ao dois santos. Estes documentos serão fac-similados de forma a tornar a obra impressa um testemunho vivo da ligação de Lisboa e os seus habitantes aos seus santos padroeiros.

Este projecto procura uma abordagem fotográfica, sociológica e antropológica. Entendendo o homem como ser social e a necessidade do entendimento de sinais e de símbolos para nos comunicarmos com os outros através de linguagem, de gestos e de ações, procuraremos as dimensões, significações e determinações na realidade fotografada.  A leitura de uma fotografia, a leitura que dela faz o homem comum e quotidiano, sobretudo nas formas espontâneas de interpretá-la, nos comentários que suscita, nas recordações que viabiliza, na vivência que promove, possibilita uma leitura documental que reforça o conhecimento relativo à construção social da realidade. Admitindo que a memória é sempre atual, pois a qualquer momento se pode evocá-la e que é vivida no eterno presente, sendo esta aberta à dialética da lembrança e do esquecimento, criando consequentemente o sentimento de pertença e identidade, pretendemos a sua fixação através de um meio de comunicação facilitador do registo do testemunho.

As contribuições podem ser enviadas para: geral@mef.pt com o assunto Desafio Vicente e António.


O projecto Vicente e António é realizado ao abrigo do Regulamento de Atribuição de Apoios pelo Município de Lisboa (RAAML).


Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone