Ver com outros olhos

41096978_2124910377519208_5117659094613753856_nEsta exposição resultou do projecto Imagine Conceptuale, realizado pelo Movimento de Expressão Fotográfica (MEF), que teve como objectivos levar a produção artística, o contacto com a arte e a aprendizagem, sobre alguns movimentos estéticos, a um grupo de pessoas com maior dificuldade no acesso às imagens, tendo sido apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, através da iniciativa PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social.

Ver com Outros Olhos representa o culminar de três anos de intervenção no terreno, com base num conjunto de parcerias, realizadas entre o MEF e várias instituições ligadas à deficiência visual, tendo o trabalho sido desenvolvido com pessoas cegas congénitas, com cegueira adquirida e com baixa visão, pela promoção das suas formas de expressão, pessoal e artística, em particular através da fotografia.

Na Galeria Piso Inferior da Fundação Calouste Gulbenkian, encontram-se expostas imagens produzidas por 63 participantes, sendo que 94 imagens são visíveis e 69 estão em relevo com sistema de áudio-descrição. Pode-se, ainda, assistir à projecção do documentário relativo ao trabalho desenvolvido, pelo MEF com os participantes, na construção das imagens.

Organizadas por 6 grandes temas: Conceito; Medos e Sonhos; Liberdade; Beleza; Cegueira e Memória, as imagens estão acompanhadas por um texto síntese descritivo da intenção de cada autor na respectiva produção.


Datas de exposição: 22 de Setembro a 12 de Novembro de 2018

Local: Fundação Calouste Gulbenkian
Galeria Piso Inferior, Edifício Sede
Morada: Av. de Berna, 45A
1067-001 Lisboa
O projeto “Integrar pela Arte – Imagine Conceptuale” tem o financimento da  Fundação Calouste Gulbenkian através da iniciativa PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social.


Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone