Programa Ws Fotografia Documental Sudeste Asiático

Programa de Viagem

 Workshop de fotografia documental no Sudeste Asiático


Sessões em Portugal

  • Apresentação do grupo e material preparatório

Data a anunciar, setembro 2017

Apoio na planificação da viagem, conselhos e informações úteis. Sessão de apresentação do grupo e do itinerário  da viagem.

  • Cultura – o sudeste asiático e a sua identidade

14 de Novembro 2017, 19h30m/21h30m

Informações e conhecimento da cultura do sudeste asiático e das suas especificidades. O percurso de viagem e as formas possíveis de abordagem ao mesmo.

  • Abordagem fotográfica documental – processos de trabalho

21 de Novembro 2017, 19h30m/21h30m

A fotografia documental vista pela óptica do registo cultural ou artístico de um momento. A viagem fotográfica como forma de criar uma interpretação subjectiva da sociedade em que estaremos inseridos. Postura fotográfica: Como estar no terreno e como fotografar nas diferentes situações apresentadas. Fotografia de reportagem, retrato, controle de luz em diferentes ambientes. Composição e estética da imagem. Ambientes e situações de interesse.

  • Análise, discussão e edição final de imagens

Data a anunciar, janeiro 2018

Edição final de imagens, construção de narrativa fotográfica. Elaboração de possível discurso fotográfico.


Itinerário proposto de Viagem, Vietname e Cambodja

1 a 17 de Dezembro 2017

Dia Local Programa
2 Hanói – Chegada durante a tarde Check- in no Hotel – Visita ao centro da cidade – Lago Hoan Kiem.
3 Hanói Visita à zona colonial francesa, templo da literatura e o Mausoléu de Ho chi Minh. Visita à zona antiga da cidade (rua do comboio) e zonas do mercado.
4 Hanói – partida para Hoi an Dia livre para fotografar. Check-out no Hotel.Partida – comboio sleeper para Hoi an.Visualização do trabalho documental.
5 Hoi an Check-in no Hotel.Visita centro histórico da cidade Património Mundial da Unesco, mercado nocturno.
6 Hoi an Visita às praias e zonas envolventes, plantações de arroz e centro histórico.
7 Hoi an – partida para Ho Chi Minh Dia livre para fotografar. Check – out no Hotel.

Partida – comboio sleeper para Ho Chi Minh – Visualização do trabalho documental.

8 Ho Chi Minh Check-in no Hotel. Visita ao centro da cidade.
9 Ho Chi Minh –partida para Can Tho Museu de memórias da guerra, mercado Binh Tay e zona envolvente. Check – out no Hotel. Final do dia – autocarro para Can Tho.Check in Hotel.
10 Can Tho Visita à cidade de Can Tho. Visualização do trabalho documental.
11 Can Tho – partida para Phom Phen(Cambodja) Visita de madrugada aos mercados flutuantes de Cai Rang e Phong Dien. Check out hotel, partida autocarro Phom Phen, Cambodja.Check in hotel Phom Phen.
12 Phom Phen Visita Ilha Koh Dach Island (conhecida como a Ilha do Mekong). Mercado noturno. Visualização do trabalho documental.
13 Phom Phen Museu do genocídio Tuol Sleng. Palácio Real e a Pagoda de Prata. Fotografia na marginal junto ao Mekong. Visita a vários mercados.
14 Phom Phen – partida para Siem Reap Check – out Hotel. Partida autocarro Siem Reap. Check –in Hotel – visita ao centro da cidade, mercado nocturno.
15 Siem Reap Visita pela madrugada aos templos de Ankor Wat (Património da Humanidade). Visualização do trabalho documental.
16 Siem Reap – partida à noite para Lisboa Visita pela madrugada à aldeia Kompong Khleang. Check – out Hotel partida para Lisboa.

Nota: O Itinerário indicado é fornecido a título indicativo podendo ainda sofrer algumas alterações que visem acomodar uma melhor experiência.

Não somos uma agência de viagens e o que estamos a oferecer é consultoria em fotografia e em cultura dos países integrados no workshop, facilitando os transportes e a planificação da viagem.

::

* Acompanhamento fotográfico: durante as sessões de fotografia documental, haverá espaço para a leitura de imagens a partir da câmara fotográfica, de modo a optimizar o foco fotográfico para a abordagem do dia seguinte.

** Visualização individual de imagens: as sessões individuais de visualização de imagens em computador, têm como objectivo a construção de um olhar mais direcionado para as pretensões de cada participante no workshop. As sessões individuais são abertas à presença e partilha dos restantes participantes.

*** Apresentação colectiva de imagens: a terminar a viagem, desafiamos os participantes a partilharem entre si, em forma de apresentação, o trabalho documental  desenvolvido durante o workshop.


Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone