Nota Curricular – José Soudo

José Soudo – n. Lisboa, 1950

Curador. Investigador independente em História da Fotografia. Fotógrafo.

Grau de Mestre em Fotografia Aplicada.
Grau de “Especialista em Audiovisuais e Produção dos Media – Fotografia”, obtido em Provas Públicas, perante Júri constituído por representantes de diversos Institutos Politécnicos.

Docente de Fotografia desde 1983 e de História da Fotografia, desde 1986, no Curso de Fotografia do Departamento de Fotografia do Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual – Associação Cultural sem fins lucrativos, reconhecida pelo Governo Português como “Instituição de Utilidade Pública”.

Coordenador Técnico com funções pedagógicas, do Departamento de Fotografia do Ar.Co, de 1986 a 2016.

Sócio co-fundador, em 1982, da Galeria e do projecto de Animação Cultural, “Ether-Vale tudo menos tirar olhos”.

Membro da Comissão de Estudo para a recuperação da Casa-Estúdio Carlos Relvas, na Golegã, por nomeação do IPPAR, em Junho de 1996.

Formador creditado, da Bolsa de Formadores do “Cenjor – Centro Protocolar para Formação de Jornalistas Profissionais”, em acções de formação para jornalistas, nas áreas da Fotografia e do Fotojornalismo, desde 1992.

Docente na Licenciatura do CSF – Curso Superior de Fotografia, da Escola Superior de Tecnologia do IPT – Instituto Politécnico de Tomar, de 2002 até 2016.
Diretor da Licenciatura em Fotografia da ESTT/IPT no ano de 2015. Co-fundador do referido Curso.

Docente da UC Contextual Studies/História da Fotografia, no HND – Higher National Diploma – Etic 2018-2019.

Membro da Comissão Executiva do CEFGA – Centro de Estudos em Fotografia da Golegã, nos anos de 2008 e 2009.

Enquanto fotógrafo, está representado em diversas colecções oficiais e particulares, quer em Portugal quer no estrangeiro e também através de livros e publicações diversas, assim como em trabalhos coletivos com outros artistas visuais.


Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone