Caminho de Santiago, caminharemos através de paisagens verdejantes, bosques, terras cultivadas e aldeias, seremos encantados pelas vivências de Galicia e abraçaremos na alegria Santiago de Compostela pousando o olhar em Finisterra.

© Tânia Araújo

A experiência tem como objectivo a realização de um diário fotográfico de viagem e será orientado por uma equipa de dois responsáveis do MEF, que acompanharão os projectos individuais a desenvolver pelos participantes.

A experiência consiste na realização de um diário fotográfico a ser realizado durante o caminho de Santiago, entre Sobrado dos Monxes e Cabo Finisterra, passando por Santiago de Compostela. A experiência incidirá no método de aprendizagem através da prática, explorando a vertente estética da imagem e o seu carácter experimentalista. A exploração fotográfica aponta diretamente na orientação de um diário visual, que retrata o dia a dia da viagem ao longo de 159 km. 

A experiência tem como objectivo a realização de uma experiência fotográfica em viagem e será orientado por uma equipa de dois responsáveis do MEF, que acompanharão os projectos individuais a desenvolver pelos participantes.

A experiência consiste na realização de um trabalho fotográfico a ser realizado no caminho do norte, entre Arzúa e Cabo Finisterra. A experiência incidirá no método de aprendizagem através da prática, explorando a vertente estética da imagem e o seu carácter experimentalista. A exploração fotográfica aponta diretamente na orientação de um diário visual, que retrata o dia a dia da viagem ao longo de 125 km. 

© Tânia Araújo



Ver Itinerário | Ficha de Inscrição | A Compostela


A experiência será dividida em duas sessões para além da viagem: 

  • Sessão 1 – Viagem de itinerário fotográfico – fotografia do quotidiano

Informações e conhecimento do itinerário e trabalho fotográfico a realizar

  • Sessão 2 – A fotografia como forma de conhecimento 

Análise crítica ao trabalho desenvolvido. Discussão e comentário final às imagens realizadas durante a viagem. Edição final das imagens que compõem o trabalho. 

Duração da experiência 

Decorrer da viagem: 8 dias de fotografia; 2 dias no programa de visualização e escolha de imagens.  

Sessões espaço MEF Bairro dos Lóios: 2 sessões de 2h. 

Horário das sessões em sala 

Espaço MEF Bairro dos Lóios: 19.30m /21.30m. 

Datas da viagem 

1º Encontro para organizar detalhes de viagem: Setembro 2021

Datas de viagem: de 16 a 24 de Outubro de 2021

  • Partida de Lisboa a 16 de Outubro
  • Regresso a Lisboa a 24 de Outubro
  • Total de 9 dias em viagem 

Sessão antes da viagem: 29 de Setembro 2021

Sessão depois da viagem: Novembro 2021 

Equipa

Luís Rocha [Formação; Acompanhamento no terreno]; 

Tânia Araújo [Produção local; Acompanhamento no terreno]; 

Local de Formação 

Rua Norte Júnior, n.º 17 A/D, r/c, loja 1 Bairro dos Lóios – Lisboa 

Valor da experiência 

Inclui um acompanhamento personalizado com cada um dos participantes, formação teórica e prática, edição e discussão de imagens em grupo. 

Tem o custo individual de 590 euros:

Inclui 

  • Alojamento durante todo o programa 
  • Deslocação em carrinha privada de Lisboa a Sobrado dos Monxes – Cabo Finisterra – Lisboa
  • Acompanhamento por dois elementos da equipa do MEF 
  • Formação sobre fotografia 
  • Apoio à preparação da viagem  
  • Carro de apoio ao longo de todo o percurso de viagem 
  • Credencial de peregrino

Exclui 

  • Alimentação (valor aproximado de 20€/dia)
  • Extras pessoais como bebidas, telefone, etc 
  • Transportes locais nos dias livres ou fora das actividades programadas
  • Entradas e guias locais em monumentos 
  • Seguro de viagem 
  • Outros itens não indicados no ponto de inclusões. 

Aceitam-se inscrições até 15 de Setembro de 2021. A experiência fotográfica pode ser paga em 2 prestações de 295€, a primeira prestação no acto de inscrição e a segunda prestação até ao inicio do mês de Setembro 2021. 

Nota: não somos uma agência de viagens e o que estamos a oferecer é consultoria em fotografia, facilitando os transportes e a planificação da viagem. 

© Tânia Araújo

Contactos | Informações

Email geral: geral@mef.pt

Luís Rocha – 96 252 74 53 | luis.rocha@mef.pt

Tânia Araújo – 965 831 620 | tania.araujo@mef.pt


“Nós saímos do Caminho mas o Caminho nunca sai de nós”

Percorremos no total 198km, durante 8 dias pelo caminho do Norte. Última etapa realizada ontem entre Pedrouzo e Santiago. Chegar dá-nos um sentimento de missão cumprida ao que nos propusemos realizar, mas o importante não é a meta, a chegada, o importante foi como decidimos olhar, conhecer, comer, beber, rir, sentir, cheirar, dormir, admirar…fica na memória a Pota Madre com cheirinho, a bolha antes do caminho, o pulpo, as cañas, o jantar de verdadeiro espírito de xacobeo, a boleia até ao supermercado, a vespa cortada ao meio, as companheiras de caminho que nos ofereceram um café, o homem português do Norte, a chuvada que nem nos permitia ver o caminho, o Carvalho que nos abrigou, o senhor do albergue que nos estendeu a roupa, a boleia até ao primeiro albergue, o pic nic junto à fonte, a cozinha privada, a garagem da paisagem, as sapatilhas que não saíram da mala, a italiana logo pela manhã a oferecer o sumo que nos fez acordar, o ovo estrelado dos nossos companheiros de fogão, o colete de salvação, o chapéu de chuva encontrado, as couves do tamanho do mundo, o por do sol na espreguiçadeira, as amoras à espera que a chuva parasse, a dormida no convento, a cama partida do último peregrino a chegar, a carroça para descansar, a mesa montada para jantar…
O caminho é um acumular de sensações que te fazem emocionar, o seu terminar são a descompressão de tudo isto e um lembrar de cada etapa que passámos tal como na vida, por isso o importante é a forma como o vivemos a cada dia e a cada quilômetro e com quem o escolhemos fazer.
Amanhã vou sentir falta de caminhar!

Tânia Araújo, Agosto de 2019.