Curso Intermédio de Fotografia – Programa


Fotografia de Retrato

Prática acompanhada de exercícios de fotografia de retrato. Com base essencialmente em sessões práticas e a partir do conceito de retrato, o aluno terá a hipótese de criar retratos em ambiente de estúdio e em fotografia de exterior tendo por base um conceito autoral. Equipamentos de iluminação, estúdio flash. Fotómetros, medindo a luz incidente e refletida. A qualidade e a direção da luz. Relação ente o fotógrafo e o retratado. Composição. Criatividade.


Fotografia de Reportagem

Recolha, edição e apresentação de material de caráter documental. Desenvolver habilidades técnicas que permitam realizar fotografias com conteúdo informativo e estético. O papel do fotógrafo enquanto interveniente e espectador. O envolvimento com a ação. O olhar enquanto ato fotográfico. Fotografia de reportagem.


 Fotografia de Paisagem

Compreender e dominar os conceitos fotográficos essenciais tais como as técnicas de longa exposição, o uso de conceito em paisagem, trabalho com pintura de luz e fotografia noturna. Uso de tripé. Composição.


Fotografia de Rua

Fotografia de rua e de interpretação pessoal. A Fotografia de rua envolve a aproximação de pessoas – muitas vezes bastante perto. Para construir uma interpretação pessoal do observado com sucesso não poderemos ser um observador distante. O papel do fotógrafo enquanto agente social. Técnicas de movimento e de aproximação ao assunto. Dentro e fora de foco. Acessórios criativos. Momento Decisivo. Objetivas.


Fotografia de Autor

A fotografia do autor é uma das áreas fotográficas mais ambicionadas por um fotógrafo. O objetivo neste módulo é a produção de uma série de imagens dentro de uma mesma coerência estética. Tendo em conta toda a sua subjetividade, os participantes serão desafiados a criarem narrativas fotográficas pessoais de acordo com um universo imaginado. Módulo realizado em estúdio   com recurso a laboratório químico de preto e branco.


Seleção e Tratamento Digital da Imagem

Não se constituindo como um módulo único, a seleção das imagens e  o seu respetivo tratamento digital acontece como complemento aos primeiros 4 módulos.  O reconhecimento e adaptação dos vários estágios do fluxo de trabalho na fotografia digital, o compreender de algumas das ferramentas para a construção da imagem e o conhecimento dos sistemas mais relevantes para a seleção das imagens será de extrema importância para que todo o trabalho produzido seja finalizado mediante o objectivo inicial. Estas sessões acontecem nas tardes de domingo, com acompanhamento através da plataforma zoom.


Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone