| Rui Dias Monteiro (1987 - Castelo Branco)
(Revista SFP nº 138 Ano XII Junho 2009)Formação ARCO
"O Sabor da Casca"
Rui Dias Monteiro através das suas imagens desenvolve uma composição visual onde na busca de uma direccionalidade do nosso olhar sugere-nos uma descrição dos espaços e do tempo retratados, como sendo encenados por meio de uma única estrutura, num equilíbrio de formas e de informação implícita na composição em que a luz ganha especial relevância para a compreensão do espaço construído e fotografado.
Os elementos visuais que compõem as imagens constituem a substância daquilo que observamos: a direcção do olhar, a escala e o movimento fazem parte da nossa interpretação que modificamos quando os relacionamos com outras formas em resposta ao desafio proposto pelo autor numa possível compreensão do conteúdo encerrado em cada uma das imagens, num jogo visual assumido e sem o recurso ao inexistente título individual das imagens.
Em “o sabor da casca” encontramos, explorada através de uma memória artística construída numa espécie de passagem fugaz pelos locais fotografados, uma estratégia inerente a um modo de fotografar e uma composição premeditada, com uma lógica de causa e efeito presente na improvisação.
Luís Rocha (Movimento de Expressão Fotográfica)